quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O FUNDAMENTO DO LAR


AO CRIAR O MUNDO, DEUS O PROVEU DE TUDO QUANTO ERA NECESSÁRIO PARA SE PODER TER NELE UMA VIDA PRODUTIVA E CHEIA DE ALEGRIAS. TUDO FOI FEITO ASSIM PARA QUE OS SERES HUMANOS PUDESSEM VIVER EM PERFEITA COMUNHÃO COM DEUS COM A SUA CRIAÇÃO.
A UNIÃO CONJUGAL ENTRE HOMEM E MULHER FOI A PRIMEIRA E MAIS IMPORTANTE INSTITUIÇÃO NA OBRA DA CRIAÇÃO REALIZADA POR DEUS. UM LAR SE FORMA A PARTIR DESTA UNIÃO COM O PROPÓSITO DE SER O FUNDAMENTO DO BEM-ESTAR DE TODAS AS PESSOAS. POR ISSO, O LAR É COMO SEMPRE FOI ATRAVÉS DOS SÉCULOS, O FUNDAMENTO DA SOCIEDADE. ESTA SOCIEDADE DEPENDO DO CARÁTER DAS FAMÍLIAS QUE A CONSTITUEM.
O MATRIMÔNIMO É ALGO MAIS DO QUE UM SIMPLES CASAL. ELE É UM CONTRATO DE COMPANHERISMO, FIDELIDADE E COMPROMISSO NO QUAL UM HOMEM E UMA MULHER PROMETEM SE UNIR DE MANEIRA INTIMA, INCLUINDO O RELACIONAMENTO SEXUAL. NESTA RELAÇÃO, CADA PARTE DECIDE SATISFAZER O DESEJO DOS DOIS, EM VEZ DE BUSCAR SOMENTE O SEU PRÓPRIO PRAZER.
O RELACIONAMENTO MATRIMONIAL É PERMANENTE, ENQUANTO QUE A PERMANÊNCIA DOS FILHOS NO LAR É TEMPORÁRIA. A NATUREZA DA RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS MUDA QUANDO OS FILHOS DEIXAM O SEU LAR PARA SE CASAREM. QUANDO ISTO ACONTECE, O NOVO CASAL SERÁ "UMA SÓ CARNE", SOB AS BENÇÃOS DE DEUS. E ASSIM SÃO TRANSMITIDOS VALORES, COSTUMES E CONHECIMENTOS DE UMA GERAÇÃO A OUTRA.
OS MOTIVOS QUE LEVAM MUITAS PESSOAS A SE CASAREM NOS DIAS ATUAIS, SÃO CONSIDERAVELMENTE DIFERENTES DE OUTROS TEMPOS. E MESMO QUE A INSTITUIÇÃO DO MATRIMÔNIO CONTINUE FAZENDO PARTE DA ESTRUTURA DA SOCIEDADE MUITOS LARES EXPERIMENTAM DESAGRADÁVEIS DESAJUSTES DEVIDOS À INSTABILIDADE DA RELAÇÃO DO CASAL. O MATRIMONIO CONTINUA SENDO UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSAL, MAS OS SEUS OBJETIVOS MUDARAM COM O PASSAR DO TEMPO. TRADICIONALMENTE A SOCIEDADE, ATRAVÉS DO MATRIMÔNIO, TEM REGULAMENTADO O COMPORTAMENTO SEXUAL E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS, ASSIM COMO TEM ESTABELECIDO UM SISTEMA ECONÔMICO BASEADO NA UNIDADE FAMILIAR. INFELIZMENTE, PORÉM O COMPORTAMENTO SEXUAL DE MUITOS JOVENS NÃO IMPLICA MAIS EM COMPROMISSO MATRIMONIAL. QUE IMPLICAÇÕES TERÁ ESTE PROCEDIMENTO NAS FUTURAS GERAÇÕES?
NA MEDIDA EM QUE SE FOI PASSANDO DE UMA ENCONÔMIA AGRICOLA PARA UMA ECONOMIA INDUSTRIAL E INFORMATIZADA, A MULHER FOI SE ENVOLVENDO ATIVAMENTE NO TRABALHO FORA DE CASA, AS RELAÇÕES FAMILIARES DEIXARAM DE RECEBER O ATENDIMENTO QUE MERECEM, PERDERAM IMPORTÂNCIA E AFETO, SOFRERAM UM CONSIDERÁVEL AUMENTO DE SOLIDÃO. A GRANDE PRESSÃO PSICOLÓGICA E SOCIAL QUE EXISTE NA ATUALIDADE FAZ COM QUE AS PESSOAS ENTRAM NO CASAMENTO CHEIOS DE EXPECTATIVAS, CRENÇAS E FANTASIAS A RESPEITO DO PAPEL QUE ELAS DEVERÃO DESEMPENHAR NESTA RELAÇÃO. MUITAS DESTAS EXPECTATIVAS, INFELIZMENTE SÃO POUCO REALISTAS, E POR ISSO GERAM DIFERENTES GRAUS DE FRUSTRAÇÃO, RESSENTIMENTOS E HOSTILIDADES. ISTO TUDO PRODUZ DESAJUSTES NA RELAÇÃO DO CASAL. ESTES DESAJUSTES SE REFLETEM NO FUNCIONAMENTO DA UNIDADE FAMILIAR.
A SUA FAMILIA É COMO UMA FLOR BONITA. OFEREÇA-LHE UMA ATENÇÃO ESMERADA. OS QUE VOCÊ AMA MERECEM ISTO.
PROMOVA A HARMONIA EM SEU LAR, CRIANDO UM CLIMA EM QUE OS JOVENS CRESÇAM CIENTES DE SEU PRÓPRIO VALOR EM RELAÇÃO AO MUNDO. DÊ A SEUS FILHOS CONHECIMENTO DOS VALORES, E EQUILIBRIO MENTAL PARA SABEREM JULGAR CORRETAMENTE AS COISAS E ENCARAR OS DESAFIOS DA VIDA, RECONHECENDO AS NECESSIDADES DOS OUTROS E TENDO DESEJO DE COMPARTILHAR AS BENÇÃOS DE JESUS CRISTO COM O RESTO DA HUMANIDADE.
DEPOSITE SUA CONFIANÇA EM DEUS, ALIMENTE A SUA FÉ CRISTA COM DEDICAÇÃO, E ENCOMENDE A SUA FAMÍLIA AOS CUIDADOS DO CRIADOR.


LIVRETO: SER FAMÍLIA
CPTN

Nenhum comentário:

Postar um comentário