domingo, 24 de abril de 2011

VER PARA CRER

Agora vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: 'Ele foi ressuscitado e vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês vão vê-lo.' Era isso o que eu tinha a dizer para vocês (Mt 28.7).

A Igreja Cristã lembra hoje um fato histórico: a Páscoa. Contrariando a tristeza da Sexta-feira da Paixão, com Jesus morto na cruz, hoje é um dia de festa. O cenário da Paixão precisa ser desfeito e o túmulo vazio de Cristo deve ser focado. Afinal de contas, a pedra que bloqueava o sepulcro foi revolvida e o corpo do Salvador não se encontra mais no local. O que a ciência nunca conseguiu explicar, a Bíblia esclarece: “Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado, mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele foi posto” (Mt 28.5-6).

Enquanto a ciência trabalha com a razão, a Bíblia lida com a fé. A ressurreição de Jesus Cristo na manhã da Páscoa é um acontecimento inegável, comprovado por testemunhas e anunciado por um anjo de Deus, conforme o Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículo 17: “Ele foi ressuscitado e vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês vão vê-lo”. A Páscoa, portanto, abre espaço para tratarmos sobre o que a ressurreição significa na nossa vida.

O apóstolo Paulo afirma: “Se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados” (1Co 15.17). O motivo da ressurreição de Jesus foi comprovar que sua morte na cruz realizou pleno perdão de nossos pecados; que a morte está vencida e a vida eterna no céu está assegurada a todos os que nele crerem. Pela fé no Salvador, a morte não nos impõe medo porque foi derrotada por Cristo. O céu é a nossa herança: “Quem crer e for batizado será salvo” nos garantiu o próprio Salvador. Não feche os seus olhos e o seu coração ao Jesus ressuscitado. Ele quer vê-lo e ampará-lo com seu amor e compaixão onde você estiver. Tenha uma Feliz Páscoa com Jesus!

Oremos: Amado Jesus, obrigado por teres provado com a tua ressurreição que és de fato o Filho de Deus, nosso Salvador. Conserva-nos nesta fé. Amém.

Pastor Romeu Muller

domingo, 17 de abril de 2011

A realidade de Deus supera o medo

“Guarda-me, ó Deus, pois em ti eu tenho segurança!” (Sl 16.1).

Você se sente seguro? Quando você olha ao seu redor, o que lhe dá segurança para viver? Seria seu bairro, sua casa, o carro que você dirige, sua família ou a sua formação profissional? Por mais que isso possa nos trazer certa sensação de segurança por algum tempo, logo percebemos que nossos medos, nossas angústias e a insegurança são bem mais poderosos. Eles nos mostram que nada do que temos em nossa volta será suficientemente seguro para nos tranquilizar. Percebemos, então, quão frágil e indefesos somos diante do contexto assustador em que vivemos.

Qual será a saída? Mudar de bairro, aumentar a altura do muro que cerca a casa, buscar mais conhecimento? Tudo isso pode ajudar. Mas não afastará de você a sensação de insegurança diante da vida e dos desafios. Por mais seguro que possa parecer, seus olhos não encontrarão a segurança necessária em nenhum bairro, casa, ou carro que você possa ter.

Diante disso, vamos olhar e conhecer um pouco mais o Salmo 16, pois nele encontramos um homem que afirma: “Guarda-me, ó Deus, pois em ti eu tenho segurança!” Quem sabe seja o momento de você conhecer um pouco mais desse Deus, que levou o rei chamado Davi a se sentir seguro diante das adversidades da vida.

Olhar e conhecer o Deus de poder, não é fugir da realidade, mas perceber que toda sua vida está nas mãos dele, e que por amor a você, Jesus Cristo morreu e ressuscitou para lhe proteger do sofrimento e da insegurança eterna. Olhar para Deus é vivenciar uma realidade de segurança e tranquilidade, pois o próprio Deus lhe dirá: “estou com você todos os dias” (Mt 28.20).

Oremos: Querido Salvador Jesus, obrigado pela segurança que colocas em meu coração. Peço-te que me ajudes a confiar em ti a cada momento de minha vida. Por Jesus Cristo. Amém.

Pastor Carlos Cracke

terça-feira, 12 de abril de 2011

A RAZÃO DO MEU VIVER

Eu ainda estava na barriga da minha mãe, quando o Senhor Deus me escolheu; eu nem havia nascido quando ele me chamou pelo nome” (Is. 49.1).

Você sabe qual é o sentido da sua vida? É muito triste quando não sabemos qual é a razão da nossa existência. Acabamos alimentando a ideia de que não temos bons motivos para viver. Como afirma uma velha canção: “não sei de onde eu vim nem sei para onde vou, perdi os meus passos, não sei quem sou”. Você alguma vez já se sentiu assim? Às vezes paramos em frente ao espelho e olhamos para nós mesmos sem encontrar motivos para continuar a nossa vida de forma mais saudável e animada.

Quem sabe você esteja olhando para o lugar errado. Pois, ao olhar para nós mesmos, dificilmente perceberemos a nossa importância e a nossa razão de existir. Quando olhamos para a história do profeta Isaías, percebemos a convicção que ele tinha do seu papel neste mundo e do seu plano de vida. No livro de Isaías, capítulo 49, versículo 1º, ele afirma: “Eu ainda estava na barriga da minha mãe, quando o Senhor Deus me escolheu; eu nem havia nascido quando ele me chamou pelo nome”. Acredite, você não é apenas fruto da relação de seu pai com sua mãe. Você também é fruto do amor de Deus. Foi Deus que lhe deu a oportunidade de nascer e crescer neste mundo. E para que você tivesse mil razões para viver, ele resolveu morrer numa cruz para lhe dar o perdão e demonstrar o quanto você é especial para ele.

Diante dessa realidade, olhe para a Palavra de Deus, pois nela você encontrará exemplos de muitas pessoas que perceberam que o sentido de sua existência estava em agradecer a Deus pela vida e testemunhar o amor de Jesus Cristo às pessoas que estão à sua volta.

Oremos: Querido Jesus, obrigado pelo teu amor. Leva-me a compreender o quanto sou especial e importante em anunciar o teu perdão às pessoas que me cercam. Por Jesus Cristo. Amém.

Pastor Carlos Cracke

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Chamados para sermos livres

Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros” (Gl 5.13).

Todo o ser humano quer ser livre. A liberdade é tida como um bem. Quando jovens percebem que perdem sua liberdade, eles se revoltam. Isso acontece em escolas, em países, em qualquer situação. Nos presídios, onde as pessoas perderam a liberdade por se envolverem em situações contrárias à lei, percebe-se como a falta de liberdade afeta o ser humano. O bem mais desejado nessa situação é a liberdade.

No entanto, é difícil viver com liberdade. Muitos usam a liberdade como desculpa para fazer coisas prejudicais ao seu semelhante. Numa empresa, foi dado acesso à internet para todos os funcionários. Isso fez com que uma boa parte dos funcionários gastasse longas horas de seu trabalho navegando na internet, sem cuidar do seu serviço. O mau uso da liberdade fez com que acontecesse a decisão de proibir o acesso à internet.

Na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas, capítulo 5, versículo 13, é descrita uma situação semelhante. Ali diz que Deus chamou todas as pessoas para serem livres. O que Deus quer para o ser humano é a liberdade. Foi para que o ser humano pudesse ser livre que Jesus morreu e ressuscitou. Jesus venceu o pecado e a morte. Ele trouxe o perdão e a vida eterna. Todos que confiam em Jesus agora são livres.

No entanto, em seguida vem uma advertência. “Não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês.” Muitas vezes, quando nos sentimos livres, nos sentimos livres para fazermos coisas erradas. Como podemos evitar isso? O texto bíblico responde: “Que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros”. Devemos usar a liberdade para servir ao nosso próximo em amor. A liberdade, dessa forma, será usada para o bem. Que Deus nos permita vivermos assim.

Oremos: Senhor Deus, obrigado porque me deste a liberdade. Ela é um bem muito precioso. Ajuda-me para que eu use essa liberdade para servir ao meu semelhante em amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Erní Walter Seiber

CPTN - Cinco Minutos Com Jesus

domingo, 3 de abril de 2011

POR QUE AS PESSOAS SEMPRE ME DIZEM PARA NÃO BEBER?

"QUEM É QUE GRITA DE DOR? PARA QUEM SÃO AS TRISTEZAS? QUE É QUE VIVE BRIGANDO E SE QUEIXANDO? QUEM É QUE TEM OS OLHOS VERMELHOS E FERIMENTOS QUE PODIAM SER EVITADOS? É AQUELE QUE BEBE DEMAIS E ANDA PROCURANDO BEBIDAS MISTURADAS. NÃO FIQUE OLHANDO PARA O VINHO QUE BRILHA NO COPO, COM A SUA COR VERMELHA E DESCE SUAVEMENTE. POIS NO FIM ELE MORDE COMO UMA COBRA VENENOSA. VOCÊ VERÁ COISAS ESQUISITAS E FALARÁ TOLICES. VOCÊ SENTIRA COMO SE ESTIVESSE NO MEIO DO MAR, ENJOADO, BALANÇANDO NO ALTO DO MASTRO DE UM NAVIO. ENTÃO, VOCÊ DIRÁ: ALGUÉM DEVE TER BATIDO EM MIM; ACHO QUE LEVEI UMA SURRA MAS NÃO ME LEMBRO. POR QUE NÃO CONSIGO LEVANTAR? PRECISO DE MAIS UM GOLE." PROVÉRBIOS 23.29-35

POR QUE AS PESSOAS SEMPRE ME DIZEM PARA NÃO BEBER?

O PROBLEMA EM BEBER É QUE FACILMENTE SE ABUSA. A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO PÁRA COM UM COPO DE VINHO NO JANTAR; ELAS CONTINUAM A BEBER ATÉ QUE ESTEJAM OU UM POUCO "ALTAS" E CONFUSAS OU BEBADAS E TOTALMENTE DESORIENTADAS. EM QUALQUER DESSES CASOS, ESSAS PESSOAS PERDEM A CAPACIDADE DE RACIOCINAR E AUTO-CONTROLAR-SE; PERDEM OS REFLEXOS. ELAS PODEM CAUSAR DANOS A SI PRÓPRIAS OU A QUALQUER OUTRA PESSOA QUE ESTEJA NO CAMINHO.
MUITOS CRISTÃOS TEM DECIDIDO SIMPLESMENTE FICAR LONGE DO ÁLCOOL. PROVÉRBIOS DIZ QUE ELE É ATRAENTE, MAS POR FIM É TÃO DEVASTADOR E TÃO DOLOROSO QUANTO A PICADA DE UMA COBRA.
O BEBER PODE FAZER COM QUE VOCÊ TOME DECISÕES QUE PARECEM DIVERTIDAS NO MOMENTO MAS QUE NA MANHÃ SEGUINTE SE REVELAM ESTÚPIDAS. DE FATO, PODE ACONTECER QUE VOCÊ FAÇA UMA COISA PELA QUAL TERÁ QUE PAGAR PELO RESTO DA VIDA. AS PESSOAS DIZEM PARA VOCÊ NÃO BEBER PORQUE ELAS SE INTERESSAM POR VOCÊ, QUEREM QUE VOCÊ TOME DECISÕES SÁBIAS E QUE VOCÊ TENHA UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL. VOCÊ É SÁBIO SE OUVE O CONSELHO DESTAS PESSOAS. NÃO DEIXE QUE UMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA CONTROLE VOCÊ.

OLHE E COMPROVE:
PV 13.15; 14.18; 20.1; 31.6

FONTE: BÍBLIA SAGRADA NA LINGUAGEM DE HOJE
EDIÇÃO PARA JOVENS