quinta-feira, 10 de março de 2011

CRER

É tempo de Quaresma e mais uma vez nos preparamos para reviver a morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse período é comum nos depararmos com inúmeras pessoas jejuando ou deixando de fazer isto ou aquilo.

Na minha cidade, no interior do estado, por exemplo, as danceterias são fechadas e os pais proíbem seus filhos de fazerem qualquer movimento que lembre uma dança, pois no folclore popular, quem dança na quaresma vira lobisomem. Certamente, já ouviram muitas outras histórias ou crendices sobre esse período, fabricadas pelo imaginário popular.

Mas o que realmente significa esse período?

Para nós cristãos, não devem ser dias de abatimento ou de apego a lendas. Deve ser um período de reflexão íntima com Deus, através da oração e da meditação na sua palavra, pois a quaresma nos lembra o maior sacrifício feito por Deus para nós: a morte de Jesus e sua grande vitória no domingo de Páscoa.

Sem este sacrifício estaríamos condenados ao inferno desde o nosso nascimento, mas pela graça e misericórdia de Deus – que nos enviou Jesus - temos o perdão.

Deus planejou o sofrimento, a morte e ressurreição de Cristo quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso porque Ele já sabia que não conseguiríamos viver longe do pecado.

E planejou tudo por amor. Um amor tão grande e incompreensível: o próprio Deus se fazer nascer de uma mulher – pecadora – crescer e viver entre pessoas que facilmente se deixam desviar por seus desejos humanos e mais ainda deixar-se ser traído e levado a um tribunal humano onde foi condenado a pena de morte, e a morte mais humilhante da época – a cruz – carregando com Ele todos os pecados da humanidade inteira.

E por que?

Porque Ele nos AMA e nos quer ao seu lado no céu. Por isso Ele aceitou esta tarefa e ressuscitou no domingo, glorioso.

Para nós agora só basta crer e, muitas vezes achamos difícil ou nos apegamos a qualquer outra superstição, especialmente na quaresma, para “ganharmos” a nossa salvação, já que achamos que se não fizermos algo a vida eterna nos escapará.

Não depende de nós, Cristo já fez o necessário, a nós só basta crer.

DFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário