quinta-feira, 12 de maio de 2011
POSIÇÃO DA IELB SOBRE O HOMOSSEXUALISMO
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Assim, precisamos diferenciar homossexualismo de homofobia. A Igreja Luterana não concorda com a conduta homossexual, mas não discrimina o ser humano homossexual.
Por isso declaramos:
1 – A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL crê e confessa que a sexualidade é um dom de Deus, destinado por Deus para ser vivido entre um homem e uma mulher dentro do casamento.
2 - A IELB crê e confessa que o homossexual é amado por Deus como são amadas por Deus todas as suas criaturas.
3 - Em amando todas as pessoas e também o homossexual, Deus não anula o propósito da sua criação.
4 - Por esta razão, a igreja, em acordo com a Sagrada Escritura, denuncia na homossexualidade um desvio do propósito criador de Deus, fruto da corrupção humana que degrada a pessoa e transgride a vontade de Deus expressa na Bíblia. “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher: é abominação. Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele: é confusão. Portanto guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que praticaram antes de vós, e não vos contamineis com eles: Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 18.22,23,30); “Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações, para desonrarem os seus corpos entre si; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro” Romanos 1.24,27); “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6.9-10).
5 - Porque a homossexualidade transgride a vontade de Deus e porque Deus enviou a igreja a levar Cristo Para Todos, a igreja se compromete a encaminhar o homossexual dentro do que preceitua o amor cristão e na sua competência de igreja, visando a que as pessoas vivam vida feliz e agradável a Deus; Mateus 19.5: “... Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
6 - A IELB, repudiando qualquer forma de discriminação, deve estar ao lado também das pessoas de comportamento homossexual, para lhes dar o apoio necessário e possam vir a ter a força para viver vida agradável a Deus.
7 - Diante disto repudiamos a idéia de se conceder à união entre homossexuais o caráter de matrimônio legítimo porque contraria a vontade expressa de Deus e dificulta, se não impossibilita, a oportunidade de tais pessoas revisarem suas opções e comportamento.
8 - Repudiamos também, por conseqüência, a hipótese de ser dado a um casal homossexual a adoção e guarda de crianças como filhos porque entre outros prejuízos de formação, formará na criança uma visão distorcida da sua própria natureza.
Fiéis ao nosso lema CRISTO PARA TODOS ensinamos que a igreja renova também o seu compromisso de receber pessoas homossexuais no amor de Cristo visando que a fé em Jesus as transforme para a nova vida da qual Deus se agrada.
Em nome da Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Rev. Egon Kopereck
Presidente IELB
*(A posição da IELB atende ao disposto em parecer da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais, da 57ª Convenção Nacional)
domingo, 24 de abril de 2011
VER PARA CRER
“Agora vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: 'Ele foi ressuscitado e vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês vão vê-lo.' Era isso o que eu tinha a dizer para vocês” (Mt 28.7).
A Igreja Cristã lembra hoje um fato histórico: a Páscoa. Contrariando a tristeza da Sexta-feira da Paixão, com Jesus morto na cruz, hoje é um dia de festa. O cenário da Paixão precisa ser desfeito e o túmulo vazio de Cristo deve ser focado. Afinal de contas, a pedra que bloqueava o sepulcro foi revolvida e o corpo do Salvador não se encontra mais no local. O que a ciência nunca conseguiu explicar, a Bíblia esclarece: “Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado, mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele foi posto” (Mt 28.5-6).
Enquanto a ciência trabalha com a razão, a Bíblia lida com a fé. A ressurreição de Jesus Cristo na manhã da Páscoa é um acontecimento inegável, comprovado por testemunhas e anunciado por um anjo de Deus, conforme o Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículo 17: “Ele foi ressuscitado e vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês vão vê-lo”. A Páscoa, portanto, abre espaço para tratarmos sobre o que a ressurreição significa na nossa vida.
O apóstolo Paulo afirma: “Se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados” (1Co 15.17). O motivo da ressurreição de Jesus foi comprovar que sua morte na cruz realizou pleno perdão de nossos pecados; que a morte está vencida e a vida eterna no céu está assegurada a todos os que nele crerem. Pela fé no Salvador, a morte não nos impõe medo porque foi derrotada por Cristo. O céu é a nossa herança: “Quem crer e for batizado será salvo” nos garantiu o próprio Salvador. Não feche os seus olhos e o seu coração ao Jesus ressuscitado. Ele quer vê-lo e ampará-lo com seu amor e compaixão onde você estiver. Tenha uma Feliz Páscoa com Jesus!
Oremos: Amado Jesus, obrigado por teres provado com a tua ressurreição que és de fato o Filho de Deus, nosso Salvador. Conserva-nos nesta fé. Amém.
Pastor Romeu Muller
domingo, 17 de abril de 2011
A realidade de Deus supera o medo
“Guarda-me, ó Deus, pois em ti eu tenho segurança!” (Sl 16.1).
Você se sente seguro? Quando você olha ao seu redor, o que lhe dá segurança para viver? Seria seu bairro, sua casa, o carro que você dirige, sua família ou a sua formação profissional? Por mais que isso possa nos trazer certa sensação de segurança por algum tempo, logo percebemos que nossos medos, nossas angústias e a insegurança são bem mais poderosos. Eles nos mostram que nada do que temos em nossa volta será suficientemente seguro para nos tranquilizar. Percebemos, então, quão frágil e indefesos somos diante do contexto assustador em que vivemos.
Qual será a saída? Mudar de bairro, aumentar a altura do muro que cerca a casa, buscar mais conhecimento? Tudo isso pode ajudar. Mas não afastará de você a sensação de insegurança diante da vida e dos desafios. Por mais seguro que possa parecer, seus olhos não encontrarão a segurança necessária em nenhum bairro, casa, ou carro que você possa ter.
Diante disso, vamos olhar e conhecer um pouco mais o Salmo 16, pois nele encontramos um homem que afirma: “Guarda-me, ó Deus, pois em ti eu tenho segurança!” Quem sabe seja o momento de você conhecer um pouco mais desse Deus, que levou o rei chamado Davi a se sentir seguro diante das adversidades da vida.
Olhar e conhecer o Deus de poder, não é fugir da realidade, mas perceber que toda sua vida está nas mãos dele, e que por amor a você, Jesus Cristo morreu e ressuscitou para lhe proteger do sofrimento e da insegurança eterna. Olhar para Deus é vivenciar uma realidade de segurança e tranquilidade, pois o próprio Deus lhe dirá: “estou com você todos os dias” (Mt 28.20).
Oremos: Querido Salvador Jesus, obrigado pela segurança que colocas em meu coração. Peço-te que me ajudes a confiar em ti a cada momento de minha vida. Por Jesus Cristo. Amém.
Pastor Carlos Cracke
terça-feira, 12 de abril de 2011
A RAZÃO DO MEU VIVER
Eu ainda estava na barriga da minha mãe, quando o Senhor Deus me escolheu; eu nem havia nascido quando ele me chamou pelo nome” (Is. 49.1).
Você sabe qual é o sentido da sua vida? É muito triste quando não sabemos qual é a razão da nossa existência. Acabamos alimentando a ideia de que não temos bons motivos para viver. Como afirma uma velha canção: “não sei de onde eu vim nem sei para onde vou, perdi os meus passos, não sei quem sou”. Você alguma vez já se sentiu assim? Às vezes paramos em frente ao espelho e olhamos para nós mesmos sem encontrar motivos para continuar a nossa vida de forma mais saudável e animada.
Quem sabe você esteja olhando para o lugar errado. Pois, ao olhar para nós mesmos, dificilmente perceberemos a nossa importância e a nossa razão de existir. Quando olhamos para a história do profeta Isaías, percebemos a convicção que ele tinha do seu papel neste mundo e do seu plano de vida. No livro de Isaías, capítulo 49, versículo 1º, ele afirma: “Eu ainda estava na barriga da minha mãe, quando o Senhor Deus me escolheu; eu nem havia nascido quando ele me chamou pelo nome”. Acredite, você não é apenas fruto da relação de seu pai com sua mãe. Você também é fruto do amor de Deus. Foi Deus que lhe deu a oportunidade de nascer e crescer neste mundo. E para que você tivesse mil razões para viver, ele resolveu morrer numa cruz para lhe dar o perdão e demonstrar o quanto você é especial para ele.
Diante dessa realidade, olhe para a Palavra de Deus, pois nela você encontrará exemplos de muitas pessoas que perceberam que o sentido de sua existência estava em agradecer a Deus pela vida e testemunhar o amor de Jesus Cristo às pessoas que estão à sua volta.
Oremos: Querido Jesus, obrigado pelo teu amor. Leva-me a compreender o quanto sou especial e importante em anunciar o teu perdão às pessoas que me cercam. Por Jesus Cristo. Amém.
Pastor Carlos Cracke
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Chamados para sermos livres
Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros” (Gl 5.13).
Todo o ser humano quer ser livre. A liberdade é tida como um bem. Quando jovens percebem que perdem sua liberdade, eles se revoltam. Isso acontece em escolas, em países, em qualquer situação. Nos presídios, onde as pessoas perderam a liberdade por se envolverem em situações contrárias à lei, percebe-se como a falta de liberdade afeta o ser humano. O bem mais desejado nessa situação é a liberdade.
No entanto, é difícil viver com liberdade. Muitos usam a liberdade como desculpa para fazer coisas prejudicais ao seu semelhante. Numa empresa, foi dado acesso à internet para todos os funcionários. Isso fez com que uma boa parte dos funcionários gastasse longas horas de seu trabalho navegando na internet, sem cuidar do seu serviço. O mau uso da liberdade fez com que acontecesse a decisão de proibir o acesso à internet.
Na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas, capítulo 5, versículo 13, é descrita uma situação semelhante. Ali diz que Deus chamou todas as pessoas para serem livres. O que Deus quer para o ser humano é a liberdade. Foi para que o ser humano pudesse ser livre que Jesus morreu e ressuscitou. Jesus venceu o pecado e a morte. Ele trouxe o perdão e a vida eterna. Todos que confiam em Jesus agora são livres.
No entanto, em seguida vem uma advertência. “Não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês.” Muitas vezes, quando nos sentimos livres, nos sentimos livres para fazermos coisas erradas. Como podemos evitar isso? O texto bíblico responde: “Que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros”. Devemos usar a liberdade para servir ao nosso próximo em amor. A liberdade, dessa forma, será usada para o bem. Que Deus nos permita vivermos assim.
Oremos: Senhor Deus, obrigado porque me deste a liberdade. Ela é um bem muito precioso. Ajuda-me para que eu use essa liberdade para servir ao meu semelhante em amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pastor Erní Walter Seiber
CPTN - Cinco Minutos Com Jesus
domingo, 3 de abril de 2011
POR QUE AS PESSOAS SEMPRE ME DIZEM PARA NÃO BEBER?
quarta-feira, 30 de março de 2011
Ouvir
quinta-feira, 24 de março de 2011
MUITO MELHOR DO QUE SABÃO
terça-feira, 22 de março de 2011
A FRENTE DO SEU TEMPO
sexta-feira, 18 de março de 2011
POR QUE A BÍBLIA ME DIZ PARA AMAR OS MEUS INIMIGOS?

"QUANDO CHEGARAM AO LUGAR CHAMADO A CAVEIRA, ALI CRUCIFICARAM JESUS E JUNTO COM ELE DOIS CRIMINOSOS, UMA À SUA DIREITA E O OUTRO À SUA ESQUERDA. ENTÃO JESUS DISSE: PAI, PERDOA ESTA GENTE! ELES NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO. EM SEGUIDA, TIRANDO A SORTE COM DADOS, OS SOLDADOS REPARTIRAM ENTRE SI AS ROUPAS DE JESUS. O POVO FICOU ALI PARADO OLHANDO, E OS LÍDERES JUDEUS ZOMBAVAM DE JESUS DIZENDO: ELE SALVOU OS OUTROS. QUE SALVE A SI MESMO, SE É DE FATO, O MESSIAS QUE DEUS ESCOLHEU." LC 23.33-35
quarta-feira, 16 de março de 2011
LIVRE PARA CORRER
LORI SENTOU-SE EM SUA CADEIRA DE RODAS E VIU AS CRIANÇAS BRINCANDO E CORRENDO NO PARQUE. AGORA ELA TINHA OITO ANOS, LORI TINHA UMA PARALISIA CEREBRAL DESDE QUE NASCEU. ELA PASSOU OS ÚLTIMOS TRÊS ANOS E MEIO NA SUA CADEIRA DE RODAS, AMARRADA A SEU CINTO PELA CINTURA E TORNOZELO.
ENQUANTO ELA VIA AS CRIANÇAS, ELA SUSPIRAVA. ALGUMAS LÁGRIMAS CORRIAM DE SEUS OLHOS. MARK, SEU IRMÃO DE QUATORZE ANOS, CORRIA JOGANDO FRISBEE COM AS OUTRAS CRIANÇAS E OLHOU COM PESAR PARA ELA. "O QUE FOI, MANA?" ELE PERGUNTOU.
"MARK", DISSE LORI, "SÓ UMA VEZ EU QUERIA PODER CORRER. NA MAIORIA DO TEMPO EU NÃO LIGO DE ESTAR NESSA CADEIRA, MAS SÓ UMA VEZ EU QUERIA PODER ESTAR LIVRE PARA CORRER E SER COMO AS OUTRAS CRIANÇAS."
ENTÃO MARK TEVE UMA IDEIA. A PARALISIA CEREBRAL DE LORI NÃO A DEIXAVA CRESCER COMO AS OUTRAS CRIANÇAS. E ELE JÁ HAVIA AJUDADO A COLOCÁ-LA E TIRÁ-LA DAQUELA CADEIRA MUITAS VEZES. ELA ERA LEVE O BASTANTE... PODERIA FUNCIONAR!
ELE SOLTOU OS CINTOS. E CHAMOU DOIS AMIGOS PARA AJUDAR A POR LORI EM SEUS OMBROS. ELES COLOCARAM AS PERNAS DELA SOBRE OS OMBROS DE MARK E SEUS BRAÇOS EM VOLTA DO PESCOÇO DELE. MARK SEGUROU OS BRAÇOS E PERNAS DE LORI E GRITOU: "PRONTA AÍ EM CIMA?"
LORI DEU UMA GARGALHADA E RESPONDEU: "ESTOU PRONTA! VAMOS CORRER!"
ELES CORRERAM PELO PARQUE E PELO PLLAYGROUND. LORI GRITAVA: "OLHE GENTE! EU ESTOU CORRENDO! OLHEM COMO POSSO CORRER RÁPIDO! EU ESTOU LIVRE!"
A MAIORIA DE NÓS ESTÁ ATADO AOS CINTOS DE UMA CADEIRA DE RODAS DE NOSSAS VIDAS. MAS DE ALGUM JEITO, NÓS TODOS FOMOS ESCRAVIZADOS. NÓS QUEREMOS FAZER COISAS BOAS, MAS NA MAIORIA DAS VEZES ACABAMOS FAZENDO O QUE É MAL. O PECADO ESTÁ NOS ESCRAVIZANDO E NOS FAZENDO PRISIONEIROS.
MAS GRAÇAS A DEUS, NÓS ESTAMOS LIVRES DA ESCRAVIDÃO DO PECADO. NOSSO PAI NOS MANDOU SEU FILHO JESUS CRISTO PARA NOS SALVAR. NÓS MERECEMOS MORRER POR CAUSA DE NOSSOS PECADOS, MAS JESUS PAGOU A DÍVIDA POR NÓS. A LIBERDADE DE LORI ERA APENAS TEMPORÁRIA - MARK ALGUMA HORA TERIA QUE COLOCÁ-LA NOVAMENTE NA CADEIRA DE RODAS.
MAS JESUS NOS LIVROU DA PRISÃO DO PECADO E DA MORTE E FEZ ISSO PARA SEMPRE. AGORA NÓS PODEMOS CORRER E NOS ALEGRAR PELO QUE ELE FEZ POR NÓS. ELE NOS DEU O PODER DE VIVER COMO NOVAS PESSOAS, PARA FAZER COISAS BOAS E NÓS QUEREMOS FAZE-LAS.
QUERIDO JESUS, OBRIGADA POR NOS LIVRAR DA ESCRAVIDÃO DO PECADO. ME AJUDE A VIVER ALEGREMENTE NO SEU PODER A CADA DIA. AMO VOCÊ. AMÉM.
sábado, 12 de março de 2011
POR QUE JESUS MORREU?

SALVOU OS OUTROS, A SI MESMO NÃO PODE SALVAR. MATEUS 27.42
QUANDO JESUS ESTAVA PENDURADO NA CRUZ, AS PESSOAS QUE O ODIAVAM NÃO TIVERAM PENA DELE. ZOMBARAM DELE E DESAFIARAM-NO A DESCER DA CRUZ. MAS UMA COISA QUE DISSERAM ERA VERDADE, AINDA QUE DITA EM TOM DE ZOMBARIA: SALVOU OS OUTROS, A SI MESMO NÃO PODE SALVAR.
FOI POR ISSO QUE JESUS FICOU NA CRUZ EM VEZ DE DESCER DELA. NÃO DEVIA, NÃO PODIA SALVAR-SE. PORQUE SE ELE SE TIVESSE SALVADO, NÃO TERIA SALVADO A NÓS. PARA SALVAR OS OUTROS, NÃO PODE SALVAR-SE A SI PRÓPRIO. PARA QUE PUDESSE SALVAR A MIM E A VOCÊ DO CASTIGO QUE DEUS DAVA AO PECADO, TEVE DE FICAR NA CRUZ E SER CASTIGADO POR NÓS.
ATÉ CERTO PONTO É ASSIM: CERTA VEZ HOUVE UMA GRANDE ENCHENTE, E UMA FAMILIA SUBIU PARA O TELHADO DE SUA CASA; LÁ SENTADA AGUARDAVA O SALVAMENTO. PASSOU UM HOMEM COM UM BARCO PEQUENO. HAVIA LUGAR NO BARCO PARA TODOS, MENOS PARA UM. SE TODOS TENTASSEM ENTRAR, O BARCO AFUNDARIA. O PAI DAQUELA FAMILIA DISSE:"SALVE A MINHA FAMÍLIA E DEIXE-ME AQUI." PARA SALVAR OS OUTROS ELE MESMO NÃO PODERIA SER SALVO.
HÁ TAMBÉM UM HISTÓRIA SOBRE UMA GALINHA QUE FEZ SEU NINHO NUM CAPIM BEM SECO. TINHA DEZ PINTINHOS DEBAIXO DAS ASAS. O CAPIM AO REDOR PEGOU FOGO. A GALINHA PODERIA TER VOADO E ESTARIA SALVA, MAS ASSIM OS PINTINHOS MORRERIAM QUEIMADOS. ENTÃO A GALINHA FICOU NO NINHO. SUAS PENAS SE QUEIMARAM E ELA MORREU, MAS DEBAIXO DELA ESTAVAM OS PINTINHOS, TODOS A SALVO, TODOS VIVOS. ELA OS SALVOU. FOI POR ISSO QUE NÃO SE PODIA SALVAR.
A BÍBLIA DIZ QUE NOSSO SENHOR JESUS MORREU POR NÓS PARA NOS SALVAR. FOI POR ISTO QUE AQUILO QUE OS INIMIGOS DISSERAM PARA RIR DELE ERA VERDADE: "SALVOU OS OUTROS, A SI MESMO NÃO PODE SALVAR".
GRAÇAS TE DAMOS, Ó JESUS, AMADO SENHOR, PORQUE FICASTE NA CRUZ. SOMOS AGRADECIDOS PORQUE NOS SALVASTE QUANDO DEIXASTE DE SALVAR A TI MESMO. FAZE-NOS PRONTOS A DAR NOSSA PRÓPRIA VIDA PARA QUE OUTROS CONHEÇAM O QUE FIZESTE POR ELES. AMÉM.
quinta-feira, 10 de março de 2011
CRER
É tempo de Quaresma e mais uma vez nos preparamos para reviver a morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse período é comum nos depararmos com inúmeras pessoas jejuando ou deixando de fazer isto ou aquilo.
Na minha cidade, no interior do estado, por exemplo, as danceterias são fechadas e os pais proíbem seus filhos de fazerem qualquer movimento que lembre uma dança, pois no folclore popular, quem dança na quaresma vira lobisomem. Certamente, já ouviram muitas outras histórias ou crendices sobre esse período, fabricadas pelo imaginário popular.
Mas o que realmente significa esse período?
Para nós cristãos, não devem ser dias de abatimento ou de apego a lendas. Deve ser um período de reflexão íntima com Deus, através da oração e da meditação na sua palavra, pois a quaresma nos lembra o maior sacrifício feito por Deus para nós: a morte de Jesus e sua grande vitória no domingo de Páscoa.
Sem este sacrifício estaríamos condenados ao inferno desde o nosso nascimento, mas pela graça e misericórdia de Deus – que nos enviou Jesus - temos o perdão.
Deus planejou o sofrimento, a morte e ressurreição de Cristo quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso porque Ele já sabia que não conseguiríamos viver longe do pecado.
E planejou tudo por amor. Um amor tão grande e incompreensível: o próprio Deus se fazer nascer de uma mulher – pecadora – crescer e viver entre pessoas que facilmente se deixam desviar por seus desejos humanos e mais ainda deixar-se ser traído e levado a um tribunal humano onde foi condenado a pena de morte, e a morte mais humilhante da época – a cruz – carregando com Ele todos os pecados da humanidade inteira.
E por que?
Porque Ele nos AMA e nos quer ao seu lado no céu. Por isso Ele aceitou esta tarefa e ressuscitou no domingo, glorioso.
Para nós agora só basta crer e, muitas vezes achamos difícil ou nos apegamos a qualquer outra superstição, especialmente na quaresma, para “ganharmos” a nossa salvação, já que achamos que se não fizermos algo a vida eterna nos escapará.
Não depende de nós, Cristo já fez o necessário, a nós só basta crer.
DFB
PRA SEMPRE TE AMAREI

A PROMESSA DE DEUS ATRAVÉS DA CRUZ
domingo, 6 de março de 2011
CINCO MINUTOS COM JESUS
“Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares - que é um simples ser humano para que penses nele?” (Sl 8.3-4).
Olhe para o céu
Nos tempos do navio à vela, um jovem marinheiro saiu para o mar em sua primeira viagem. Ao enfrentar uma forte tempestade, o jovem marinheiro recebeu o comando para subir no mastro principal e recolher as velas. Ele subiu e, ao chegar à metade do mastro, olhou para baixo, perdeu o equilíbrio e quase caiu. Naquele instante, um velho e experiente marinheiro que estava próximo do convés abaixo gritou: “Olhe para cima, meu jovem, olhe para cima!” O jovem marinheiro olhou para cima, contemplou o céu e recuperou o equilíbrio imediatamente, continuando a subir até cumprir sua missão.
Na trajetória de nossa vida com Deus, o salmista Davi também nos ensina a “olhar para cima”! Assim ele diz: “Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares - que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei” (Sl 8.3-5). Ao olhar para cima e para o céu vemos a grandiosidade de Deus, e isto nos devolve o equilíbrio para cumprirmos nossa missão.
Muitas vezes somos tentados a abaixar a cabeça, pensar que não temos valor algum, que ninguém se importa conosco e que estamos sozinhos na jornada da vida. Nesses momentos Deus também nos diz: “Olhe para cima, olhe para o céu!”
Ao olhar para a cruz de Jesus contemplamos a sua obra magnífica da Salvação em nosso favor. Jesus valoriza o ser humano, pois deu a sua vida para salvar todo aquele que nele crer. Olhar para cima é mirar o seu grande amor, graça, bondade, misericórdia e perdão! Portanto, olhe para cima, olhe para o céu e contemple as grandes maravilhas de Deus para sua vida.
Oremos: Ó Senhor Deus e Pai, ao olharmos para o céu lembramos a beleza da tua criação, o teu grande amor por nós através de Cristo, o zelo e cuidado que tens com cada um de nós. Amém.
Pastor Wanderley M. Lange
domingo, 16 de janeiro de 2011
COMO DESCOBRIR A VONTADE DE DEUS?
MUITOS JOVENS FICAM CONFUSOS QUANDO PROCURAM DESCOBRIR A VONTADE DE DEUS. A MAIORIA DAS PESSOAS FALA SOBRE A VONTADE DE DEUS COMO SE FOSSE ALGO QUE SE PUDESSE TER TOTALMENTE OU, ENTÃO, NÃO TER NADA. O FATO É QUE DEUS NÃO NOS REVELA O QUE ELE PLANEJOU PARA DAQUI A UM, DOIS OU CINCO ANOS. SE ELE FIZESSE ASSIM NÃO PRECISARÍAMOS VIVER PELA FÉ. E O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ, E ISTO PODE INCLUIR NÃO SABER PARA ONDE IR E O QUE FAZER.
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A VONTADE DE DEUS TEM DOIS ASPECTOS. EM PRIMEIRO LUGA, O QUE PODEMOS CHAMAR A VONTADE "GERAL" DE DEUS E, EM SEGUNDO LUGAR AQUILO QUE CHAMAMOS A VONTADE "ESPECÍFICA" DE DEUS.
A VONTADE GERAL DE DEUS ESTA REVELADA NA SUA PALAVRA, A BÍBLIA. HÁ MUITOS MANDAMENTOS NA BÍBLIA QUE NÃO DEIXAM NENHUMA DÚVIDA SOBRE O QUE DEUS QUER. ESSES MANDAMENTOS ABRANGEM A MAIORIA DAS ÁREAS DA NOSSA VIDA. POR ISSO, É IMPORTANTE COLOCAR COMO PRIORIDADE A LEITURA, O ESTUDO, A MEDITAÇÃO E A OBEDIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS.
A VONTADE ESPECÍFICA DE DEUS, POR OUTRO LADO, É AQUELA ORIENTAÇÃO ESPECIAL PORQUE A BÍBLIA NÃO NOS FALA DIRETAMENTE. POR EXEMPLO, A PESSOA COM QUE VOCÊ VAI CASAR SERÁ INDICADA ATRAVÉS DA VONTADE ESPECÍFICA DE DEUS. PORTANTO, É NECESSÁRIO SABER COMO DEUS AGE NESSES CASOS:
1º DEUS NÃO REVELA TODA A SUA VONTADE DE UMA VEZ, MAS SIM, PASSO A PASSO. EM OUTRAS PALAVRAS, A VONTADE DE DEUS NÃO É UM PACOTE QUE ELE LHE ENTREGA NO DIA DA SUA SALVAÇÃO. É ALGO QUE VOCÊ DEVE BUSCAR DIARIAMENTE DURANTE TODA A SUA VIDA.
2º DEUS ESTA MAIS INTERESSADO NO QUE VOCÊ É DO QUE NAQUILO QUE VOCÊ FAZ. ATRAVÉS DO SEU GRANDE AMOR, ELE ESTÁ MOLDANDO VOCÊ PARA SER CONFORME A IMAGEM DO SEU FILHO.
3º VOCÊ DEVE ESTAR PRONTO A OBEDECER A VONTADE GERAL E ESPECÍFICA DE DEUS, SEJA ELA QUAL FOR. PARA A MAIORIA DAS PESSOAS ESTE É O MAIRO PROBLEMA. A TENDENCIA É QUERER SABER A VONTADE DE DEUS PARA ENTÃO DECIDIR SE VAI CUMPRI-LA OU NÃO.
AGORA, GOSTARIA DE EXPLICAR-LHE ALGUMAS MANEIRAS PELAS QUAIS DEUS NOS GUIA A DESCOBRIR SUA VONTADE ESPECÍFICA.
1. DEUS NOS GUIA ATRAVÉS DE PRINCÍPIOS BÍBLICOS
2. DEUS NOS GUIA ATRAVÉS DA ORAÇÃO.
3. DEUS NOS GUIA ATRAVÉS DA SUA PAZ EM NOSSOS CORAÇÕES.
4. DEUS NOS GUIA ATRAVÉS DAS CIRCUNSTANCIAS.
5. DEUS NOS GUIA ATRAVÉS DOS CONSELHOS DE OUTRAS PESSOAS.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
TRANSFORMANDO RAIVA EM AMOR
"PAULO, CHAMADO PELA VONTADE DE DEUS PARA SER APOSTOLO DE JESUS CRISTO, E O IRMÃO SÓSTENES. À IGREJA DE DEUS QUE ESTÁ EM CORINTO, AOS SANTIFICADOS EM NOME DE JESUS CRISTO, CHAMADOS PARA SER SANTOS, COM TODOS OS QUE EM TODOS OS LUGARES INVOCAM O NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SENHOR DELES E NOSSO: GRAÇA A VÓS OUTROS E PAZ, DA PARTE DE DEUS, NOSSO PAI, E JESUS CRISTO. SEMPRE DOU GRAÇAS A DEUS A VOSSO RESPEITO, A PROPÓSITO DA SUA GRAÇA QUE VOS FOI DADA EM CRISTO JESUS. PORQUE EM TUDO FOSTES ENRIQUECIDOS NELE, EM TODA PALAVRA E EM TODO O CONHECIMENTO;
ASSIM COMO O TESTEMUNHO DE CRISTO TEM SIDO CONFIRMADO EM VÓS, DE MANEIRA QUE NÃO VOS FALTE NENHUM DOM, AGUARDANDO VÓS A REVELAÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. O QUAL TAMBÉM OS CONFIRMARÁ ATÉ O FIM, PARA SEDE IRREPRENSÍVEIS NO DIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. FIEL É DEUS, PELO QUAL FOSTES CHAMADOS À COMUNHÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR."
"MÃE, VOCÊ PROMETEU QUE EU PODERIA USAR MEU NOVO JEANS HOJE E VOCÊ NÃO LAVOU ELES"!
"JUSTIM, SEU QUARTO PARECE UM CHIQUEIRO. COMO VOCÊ PODE SER TÃO RELAXADO?"
ROB, VOCÊ É O IRMÃO MAIS ESTÚPIDO DE TODO O MUNDO!"
ISSO NÃO LHE PARECE FAMILIAR? QUANDO NÓS ESTAMOS COM RAIVA, FRASES COMO ESTAS SAEM DE NOSSAS BOCAS. DIZEMOS COISAS HORRÍVEIS. O QUE FAZEMOS? FREQUENTEMENTE APENAS TORNAMOS A OUTRA PESSOA TÃO IRADA QUANTO A GENTE.
PAULO ESTAVA BRAVO TAMBÉM. ALGUNS MEMBROS DA IGREJA DE CORINTIOS NÃO ESTAVAM VIVENDO SUAS VIDAS DE MANEIRA DECENTE. ALGUMAS DELAS ESTAVAM BRIGANDO. MARIDOS E ESPOSAS VIVENDO COMO SE NÃO FOSSEM CASADOS. NÃO ESTAVAM LEVANDO OS MANDAMENTOS DO SENHOR A SÉRIO. PAULO ESCREVEU UMA CARTA AOS CRISTÃOS EM CORINTIOS E DISSE-LHES PORQUE DEUS ESTAVA DESCONTENTE COM MUITOS DELES.
A LEITURA BÍBLICA ACIMA É O COMEÇO DESSA CARTA. DEMONSTRA COMO PAULO CUMPRIMENTA AS PESSOAS. CLARO, ELE ESTAVA BRAVO, MAS COMEÇA A CARTA DESEJANDO AO POVO DE CORINTIOS A GRAÇA E A PAZ DE DEUS. ELE ATÉ OS CHAMA DE "SANTOS" NO VERSÍCULO DOIS. ENTÃO, NO VERSÍCULO QUATRO ELE DIZ A ELES: "EU SEMPRE AGRADEÇO A DEUS POR VOCÊS."
PAULO LEMBROU QUE ELE ERA UM GRANDE PECADOR. ELE SABIA QUE DEUS O PERDOAVA COM FREQUENCIA. ELE RECONHECEU O QUANTO DEUS O AMAVA. PAULO ESTAVA QUALIFICADO PARA OLHAR OS OUTROS PECADORES ATRAVES DO AMOR DE DEUS. AO INVÉS DE EXTRAVASAR SUA RAIVA, PAULO ESTAVA APRO, COM A AJUDA DE DEUS, A ESCREVER PALAVRAS DE AMOR.
É UM AMOR PODEROSO QUE TRANSFORMA RAIVA EM BONDADE, PECADORES EM SANTOS. DEUS TEM ESSE TIPO DE AMOR PARA NÓS. O AMOR DELE POR NÓS É TÃO GRANDE QUE ELE MANDOU JESUS PARA MORRER POR NÓS. ELE QUER QUE TENHAMOS ESTE TIPO DE AMOR PELO NOSSO PRÓXIMO - MESMO QUANDO ESTAMOS COM RAIVA. SOMENTE DEUS PODE NOS AJUDAR A TRANSFORMAR PALAVRAS ZANGADAS EM GENTIS. AGORA ISSO É AMOR.
QUERIDO DEUS, SINTO MUITO PELAS MUITAS VEZES QUE FALEI PALAVRAS DESAGRADÁVEIS. AJUDA-ME A SEMPRE ME LEMBRAR DO SEU AMOR POR MIM ATRAVÉS DE JESUS. ME AJUDE A AMAR OS OUTROS ASSIM COMO VOCÊ ME AMA. EM NOME DE JESUS. AMEM
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
O FUNDAMENTO DO LAR
